29 de junho de 2013

A Tentação Para Não Orar

A Tentação Para Não Orar


Quando o assunto é tentação a esfera sexual acaba sendo o foco, como se esta fosse a maior, todavia ignoramos uma tentação que é tão sútil e cujas consequências são tão desastrosas quanto outras, se não pior, é a tentação para não orarmos!

As distrações que surgem são diversas, desde uma vida cheia de responsabilidades e tarefas quanto passar horas a fio nas redes sociais ou diante do computador ou um console jogando algum game.

São distrações que ofuscam ou tentam ofuscar a nossa mente e drogam nossa consciência para que ignoremos a nossa necessidade vital de orar.

Para aqueles que buscam um pragmatismo que justifique a oração, respondo através de Colossenses 1. 16: "tudo foi criado por ele e para ele", a duas perguntas básicas:

1- Por quê orar?
Porque tudo foi criado POR Deus, logo oramos por causa da nossa relação com Deus, todavia Jesus ao entrar na história trouxe consigo a única revelação que só o Filho poderia revelar: Deus é Pai, Deus é Aba. Quando orares direis assim: "Pai nosso..." Para aqueles que creem em Cristo e devotam suas vidas a Ele, foi-lhes dado o poder de serem "chamados" filhos de Deus (Jo 1.12), assim orar é a relação entre Pai e filho.

2- Para que orar?
Porque tudo foi criado PARA Deus, logo oramos para que a vontade de Deus acontece aqui na Terra como nos céus e isso em meio as nossas petições, as quais poderão serem respondidas de forma positiva ou não, todavia não é a nossa vontade que devemos buscar ao orarmos ao Pai, mas a dEle, pois como disse João: "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.(1 Jo 5:14-15)"

Orar é se humilhar, se humilhar porque o que nos leva a oração além de um diálogo com Deus e pedir aquilo que não está sob a nossa ossada e neste caso é reconhecer nossa impotência e incapacidade diante de nossa necessidade, por isso nos humilhamos, pois ninguém que pede um favor a alguém o deve fazê-lo sem que seja de maneira humilde!

Os resultados da oração não são medidos pelas respostas positivas, mas pela transformação que vivemos à medida que nos rendemos a Deus e nos submetemos a sua vontade.

Precisamos evitar as distrações que nos impedem de orar. Precisamos reconhecer a importância da oração para vida! Precisamos compreender que a oração é a própria relação com Deus!

A oração é tão essencial que tanto teólogos quanto filósofos ou leigos estudiosos das Escrituras devem incluir em suas vidas de estudos e acadêmica a oração ou como disse Evrágio, o solitário: "Qualquer conhecimento que não me põe de joelhos é diabólico."

Por Zé Bruno

0 comentários:

Postar um comentário