15 de maio de 2013

Despertai! Estudo (Efésios 5:14 )


Estudo Bíblico - Despertai!
Efésios 5:14 “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.”

O apóstolo Paulo alerta a igreja de Éfeso, chamando-os a um despertamento. Paulo não está se referindo ao sono que o nosso corpo necessita, mas chama a atenção para o sono da alma.
O sono da alma é o passo anterior à morte espiritual (a separação total de uma vida com Deus, o estado de profunda inconsciência da alma).
Uma pessoa que está dormindo, ou até mesmo sonolenta, não tem uma percepção muito clara do que está acontecendo ao seu redor. Durante o sono, ela pode até ouvir alguma coisa quando as pessoas falam, mas não consegue reter. Assim é a pessoa que espiritualmente dorme: ouve a palavra de Deus, mas não a retém, não discerne com clareza as coisas de Deus, não vê a gravidade do que está acontecendo ao seu redor ou em sua própria vida.
Assim como a igreja de Éfeso, a igreja de Sardes estava enfrentando este problema: muitos estavam mortos e outros a ponto de morrer. Uma igreja que tinha aparência de vida, de avivamento, mas estava espiritualmente morta.

Apocalipse 3:1-3 – “E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.

Sê vigilante e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.”
Para o Senhor alertar sobre arrependimento, significa que o sono da igreja de Sardes estava sendo causado pelo pecado, o que também é exposto por Paulo no capítulo 5 de Efésios.
A igreja de Sardes conhecia a palavra de Deus, mas não a estava guardando (v.2), e por isso não havia arrependimento. Sem arrependimento não há despertamento; sem despertamento não há transformação; e sem transformação não há vida. O pecado gera morte, e era isso que estava imperando sobre essa igreja: a morte.
Há vários versículos bíblicos que nos exortam sobre a necessidade de um despertamento espiritual. E para que este despertamento aconteça em nossa vida, é necessário tomarmos uma atitude; é preciso dar um passo de fé.
Pela manhã, quando o despertador toca, sabemos que um novo dia nos espera. Temos tarefas a cumprir, mas o corpo pede cama. Se você não tomar a atitude de se levantar, o tempo vai passar e aquele dia se perderá. Se permanecermos nesse sono espiritual, sendo negligentes e adiando o compromisso que temos com Cristo, não será somente um dia que perderemos, mas será uma eternidade: perderemos nossa salvação.
Como sábios, devemos remir o tempo, pois o dia do Senhor se aproxima!

Efésios 5:15-17 – “Vede, pois, com diligência como andeis, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Portanto, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”

É preciso querer despertar! No Antigo Testamento, os atalaias estavam dormentes, mas não se preocupavam com isso, porque amavam o sono. Amavam suas vidas desregradas, amavam a cegueira que lhes tapava os olhos dos erros, amavam suas vidas gananciosas e totalmente distantes de Deus.

Isaías 56:10-11 – “Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados e gostam do sono.
E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.”

Como diz o ditado: “O pior cego é aquele que não quer ver.” Estes atalaias não queriam enxergar sua condição deplorável. E muitos estão assim nos dias de hoje, preferindo a comodidade do sono, levando uma vida de pecado, adormecidos quanto ao conhecimento e à vida de Deus, levados por seus próprios pensamentos e sentimentos.

Apocalipse 3:4 – “Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.”

Devemos ser como o remanescente da igreja de Sardes: vivos entre os mortos, que não foram influenciados pela dormência da maioria, não deixaram suas vestes se contaminar com o pecado e, por isso, foram achados dignos de entrar no reino de Deus.
Batalhemos por este despertamento, clamemos ao Senhor por um avivamento, oremos e vigiemos para não adormecermos com o mundo, mas, antes, sejamos renovados, santificados e edificados no Senhor até a sua vinda. Assim poderemos também tocar a trombeta em nossa geração, para que os que dormem despertem para o nosso Senhor Jesus.

🙏Deus te abençoe!


1 comments: