26 de setembro de 2012

Deveres dos Pais e Esposos

Estudo Bíblico - Deveres dos Pais e Esposos

Aos Pais:

Salmo 127.4-5 : Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os inimigos à porta.

O pai é o arqueiro. No entanto, ele é quem decide aonde a flecha será lançada.
Se um arqueiro não estiver com os braços firmes, não conseguirá lançar a flecha no alvo desejado.
Então pai, tenha cuidado de não lançar os seus filhos (as suas flechas) rumo ao mundo.
Se os teus braços estiverem firmes,você estará lançando seus filhos no alvo certo, que é Jesus Cristo.
A palavra de Deus diz em Provérbios 22.6: Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer; não se desviará dele.
Quando os teus filhos estiverem longe do alcance dos teus olhos, quando você não estiver com eles, na escola, no trabalho, com os amigos, em seus relacionamentos, ou seja onde for, o temor de Deus os acompanhará.
As suas palavras não serão suficientes se não estiverem embasadas, estabelecidas, sustentadas, fundamentadas na palavra do Senhor.
Não provoque seus filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor (Efésios 6:4).
Você é o cabeça da casa. O responsável em colocar a família nos caminhos de Deus.
O chefe da casa, pode conduzir a família a benção de Deus, ou o caminho de maldição.
Elí era um sacerdote escolhido por Deus. Porém, a negligência e a falta de firmeza em relação a criação dos filhos foi tão desagradável aos olhos de Deus, que trouxe consequências não só aos filhos, mas a ele, a sua casa, e a toda a nação de Israel (I Samuel cap. 3 ao 5).
O rei Saul lançou seus filhos a perdição. Desobedeceu a Deus quando consultou a uma feiticeira, que usada por espíritos malignos dizia ver a o falecido profeta Samuel, e que este dizia que no dia seguinte Saul e seus filhos estariam com ele. Saul cometeu suicídio no dia seguinte, e morreram no mesmo dia seus três filhos. O rei deixou que o diabo desse as diretrizes de sua vida e de sua casa.(I Samuel 28.19/I Samuel 31.4,7,12/Deuteronômio 18.9-4 – a ordenança de Deus em relação a feitiçaria).
Ou como Elimeleque (Rute 1.1-2) que levou a família a uma cidade que não devia (Moabe)
( Deuteronômio 23.3-6).
Noé no entanto, ensinou os seus filhos a confiar e esperar em Deus.
Ser o cabeça da família, não significa somente acordar cedo e trabalhar o dia inteiro para manter a casa. Mas significa ter o Senhor como cabeça acima de si. Colocar a família sob os cuidados do Pai para que estejam seguros embaixo das asas do Onipotente .(Salmo 91.1/ Salmo 128.1-6)
Nos salmos 127 e 128, Deus mostra que os filhos são herança do Senhor, são bençãos alcançadas. Os filhos são como uma recompensa do Senhor (Salmo 127.3). E a mulher para o esposo uma benevolência alcançada (Provérbios 18.22).

Aos Esposos

Zele pela sua esposa. Ame-a assim como Cristo amou a igreja e por ela deu sua vida (Efésios 5.25/I Corintios 14.35).
O homem deve antes de servir ao ministério, saber governar a sua casa e seus filhos (I Timóteo 3.12)
Honre a sua mulher como vaso mais fraco (I Pedro 3.7)
O que acontece nos dias de hoje, é que pelo fato da mulher ter flexibilidade em relação a como lidar com várias atividades diárias (filhos, casa, trabalho...), o esposo muitas vezes se acomoda, deixando somente a ela a incumbência da criação e acompanhamento dos filhos. A mulher precisa ser amada, aconselhada, compreendida, bem cuidada.
A natureza do homem é distinta a da mulher. A mulher é mais sensível e delicada. Se você não cuidar bem desse vaso sensível, ele quebrará.
Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trate com amargura. (Colossenses 3.19)

O marido pague à mulher a devida benevolência (afeto). (1 Coríntios 7:3)

E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. (Eclesiastes 4:12).
Lute junto com sua esposa, e não contra ela. Esteja ao lado dela. E coloque o Senhor no centro da sua relação, ele é a terceira dobra do cordão que manterá seu relacionamento com solidez.

Se você hoje sente a necessidade de mudar, se sente que podia ser melhor ou se você se sente como diz Hebreus 12.12- com os joelhos desconjuntados, as tuas mãos cansadas, ou seja sem forças, lembre-se o que diz na continuação desse mesmo verso: torne a se levantar.
Esforça-te, tenha bom animo, o Senhor te ajudará e te abençoará. Deus é tua força e teu ajudador. Diga como Josué:'Porém eu e minha casa serviremos ao Senhor'.

Que Deus te abençoe pai! Que Deus te abençoe esposo! Que Deus esclareça o teu entendimento e os teus passos para que saiba como agir em cada situação.
Espero que essa palavra seja de edificação a você!
A paz do Senhor Jesus
Por:Juliana Roman

0 comentários:

Postar um comentário