16 de outubro de 2012

A Tourada:Uma Batalha Espiritual


Estudo Bíblico - A Tourada:Uma Batalha Espiritual

Efésios 6.10:Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Satanás tem muitas formas de agir. Mas, uma das suas principais estratégias, é fazer as pessoas acreditarem que a nossa luta é contra a carne, trabalhando na mente.
Uma boa forma de entendermos o que o apóstolo Paulo quer relatar nesse versículo é fazendo uma comparação. Então, vamos comparar esta batalha espiritual com uma tourada:

O intuito da tourada é entreter os olhos violentos de seus espectadores que estão ao redor assistindo, vibrando e esperando a derrota do touro. E lentamente, ardilosamente envolver o touro em várias fases até que o toureiro tire sua vida.

O toureiro, por sua vez, tem a função de perseguir, zombar, ferir, enganar e destruir o touro.
A tourada tem basicamente 3 etapas. Em cada uma dessas etapas o toureiro pode usar de dois a três instrumentos. O toureiro usa um instrumento para atacar e simultaneamente iludir o touro para que ele não perceba o ataque.

1° Etapa: Os toureiros assistentes (chamados picadores), atacam o touro repetidas vezes com varas pontiagudas entre a cabeça e o pescoço, atingindo o músculo, para fazer com que a cabeça do touro fique inclinada para baixo (enfraquecer a cabeça). E o toureiro observa de longe para ver a reação do animal.

2°Etapa: O objetivo é reanimar o touro, desviando sua atenção para uns bastões coloridos, que na verdade são dardos com pontas farpadas, atingindo-o no mesmo lugar anterior. O que enfraquece ainda mais o pobre touro.

3°Etapa: O toureiro usa uma capa manipulando-a com intuito de enfurecer e ludibriar o animal. Desviando o olhar do touro para a capa, o homem passa desapercebidamente em sua presença. O touro corre, e exausto por não conseguir vencer a capa, vai desfalecendo, perdendo a agilidade e a força. As feridas sangram, e enquanto isso o homem por detrás da capa se alegra zombando do touro.
Sentindo-se vitorioso, aproveita a fragilidade do animal, atrai -o para si, e sem que ele perceba, se prepara e dá o golpe final.
Vamos transferir isso para nossa vida espiritual agora:
O toureiro representa satanás, e os assistentes seus demônios.
A função de satanás é zombar, perseguir, enganar e destruir os filhos de Deus. Veja:

Apocalipse 12.17 -E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo

Pedro 5:8 - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

A sua primeira tentativa é para enfraquecer a mente, minar os pensamentos do cristão com ataques repetidos, colocando pensamentos de tristeza, de ódio, rejeição, medo, inferioridade, incredulidade, inveja, soberba, avareza, divisão, adultério, ganância, prostituição, malicia, cuidados mundanos, futilidades entre outros. Assim como o toureiro, ele espreita a nossa volta para saber onde está a nossa fraqueza e para conhecer as nossas reações.

Na 2° etapa da tourada, o touro é reanimado e atraído pelo bastão colorido sendo atingido no mesmo lugar. O inimigo de nossas almas tenta trazer uma aparente alegria, colocando algo atrativo, atraente aos olhos. No livro de Tiago 1.14 diz: Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Assim como no bastão do toureiro existia uma lança, assim, por detrás da "alegria" há uma cilada de satanás. Ele e seus demônios tentam nos atingir com seus dardos inflamados, para que baixemos a cabeça enfraquecidos na fé mediante as circunstâncias da vida. Por isso a palavra de Deus nos ensina a guardar nossa mente no Senhor.
Filipenses 4.8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Romanos 12.2-E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

A 3° etapa ou estratégia é usar pessoas para afrontarem, confundirem, enfurecerem o cristão, desviando a atenção do real causador do problema. O diabo passa desapercebidamente, enquanto causa divisão e desespero, e profundas feridas na alma.
Devemos enxergar quem está por detrás da capa. Não devemos lutar com nossos familiares, amigos, irmãos, conhecidos. A nossa luta não e contra a carne nem sangue. Precisamos ter esse discernimento espiritual.
Em provérbios 6:19 diz que é abominação ao Senhor quem semeia contendas entre irmãos, ou seja, a divisão. O diabo deseja que através do pecado nos distanciemos de Deus.

O touro é forte, se ele parasse de lutar contra a capa e contra os instrumentos e lutasse contra o toureiro ele venceria.
A bíblia diz em 2 corintios 10.4 :Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
5 Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
Em Cristo Jesus somos mais que vencedores
Nos versos de Efésios 6 o Apostolo Paulo nos dá as estratégias como vencer essa batalha:
10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 
 
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

Não se deixe ser vencido. Existe um Deus que te fortalece e te dá armas pra vencer.
Viva a verdade e a justiça. Conheça a palavra de Deus e ela te dará fé. Guarde sua mente e seu coração em Cristo, ore,vigie, busque a Deus e Ele te guardará.
As tuas feridas Cristo as sarará.
1Pedro 5.10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

Salmos 34:18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
Que Deus te abençoe!

Por:Juliana Roman

2 comentários: