Deveres dos Pais e Esposos

Aos Pais: Salmo 127.4-5 : Como flechas na mão do valente,assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava;não serão confundidos, quando falarem com os inimigos à porta. O pai é o arqueiro. No entanto,ele é quem decide aonde a flecha será lançada...

Biografia do Pr David Wilkerson

David é talvez mais conhecido por seus primeiros dias de ministério para jovens tóxico-dependentes e membros de gangues, em Manhattan, Bronx e Brooklyn, na cidade de New York.Autor do livro A Cruz e o Punhal...

Estudando o Salmo 91

Vamos conhecer a profundidade das promessas contidas nesse Salmo

Pregação - O Inferno é Necessario - Tim Conway

“Eu sei que pode não ser uma mensagem popular, mas é bíblica. [...] Homens argumentam e homens planejam, mas o fato é que a Palavra de Deus diz que muitos, muitos, muitos estão no caminho da destruição. Isso é amedrontador!”

A Tourada- Uma Batalha Espiritual

Efésios 6.10:Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

A Serpente no Deserto

João 3.14-15 : E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Despertai!

Efésios 5:14 - Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

Hipocrisia Religiosa

Muito se ouve falar sobre hipocrisia. Mas afinal,o que isso significa? A palavra hipocrisia se refere ao ato de encenar um personagem,ou demostrar qualidades e sentimentos que na realidade não se possui.

A História de Ian e Larissa?

O que é o principal em um casamento? Neste emocionante vídeo, Ian e Larissa encarnam a demonstração de que o casamento é primariamente uma questão de demonstrar o amor fiel entre Cristo e Sua Igreja. Que através deste vídeo você possa repensar seu (atual ou futuro) casamento.

Quem é Jesus?

Existem diversas opiniões a respeito de quem é Jesus Cristo. Uns dizem que ele é um anjo, outros pensam que ele é um simples profeta, um iluminado, uma lenda, um pensador, um líder a frente do seu tempo, um pobre homem injustiçado, um extraterrestre, um blasfemo, um louco, entre outras coisas. Mas o que a bíblia diz a respeito de Jesus?

8 de janeiro de 2026

A Serpente No Deserto

Banner do Estudo Biblíco - A Serpente No Deserto

Olhe e Viva: A Provisão de Deus no Deserto e na Cruz

Números 21.4-9: E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.
Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.
Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.
E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.

O povo de Israel, murmurava insatisfeito com a provisão que Deus lhes dera no deserto. Por causa disso, a ira de Deus veio sobre eles. O Senhor enviou serpentes ardentes para picar o povo, e muitos morreram. Outros, vendo a insensatez de seus pecados, disseram a Moisés: "Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo."
E Deus, por Sua infinita misericórdia, ordenou a Moisés que fizesse uma serpente de metal e a pusesse em uma haste. Se alguém fosse picado, ao olhar para a serpente de metal, permanecia vivo.
Nós também éramos como o povo de Israel, estávamos sob a ira de Deus pelos pecados em que antes vivíamos (Romanos 1:18). Por natureza éramos filhos da ira (Efésios 2.3), e por causa dos nossos pecados, estávamos condenados à morte (visto que, o salário do pecado é a morte).
Mas Deus, que é Santo e Benigno, nos enviou uma provisão ainda melhor do que a que o povo teve no deserto. Ele nos envio seu precioso Filho, Jesus.

Como diz em João 3.14-15: E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Efésios 2.4-5: Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

Que coisa maravilhosa! Assim como a serpente foi levantada no deserto, também Cristo foi levantado na cruz do calvário. Estávamos morrendo pelo veneno do pecado, mas ao olhar para cruz, ao olhar o sacrifício de Cristo temos vida — e vida eterna, vida abundante. Ele nos livrou da morte, nos livrou do poder do pecado, por seu sangue nos purificou!
Hebreus 2:14-15 - E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
Essa salvação está disponível para todos, mas é preciso crer.
João 3:36 - Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
Israel tinha duas alternativas: procurar em vão algum antidoto, algum recurso para serem curados da picada, e continuar procurando até morrerem (visto que a ira de Deus permaneceria sobre eles, e nenhum antidoto lhes seria eficaz) ou simplesmente podiam olhar para serpente e ter vida.
Também temos estas alternativas, podemos passar nossa vida procurando nossos caminhos, tentando achar a cura para esse mal que nos destrói, procurando a “felicidade” para preenchermos nosso vazio, e no final recebermos como salário a morte eterna. (Provérbios 14.12. "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte."). Ou podemos focar nossos olhos no Autor da vida, o Único Caminho que nos leva a Deus, o que venceu a morte, a verdadeira felicidade. Sim! Ele sofreu, e pela sua carne cessou o pecado. Por Ele passamos da morte para a vida.

Fite os seus olhos n'Ele. Não olhe para os lados; olhe para o alvo, olhe para cima, pois de lá vem o teu socorro e a tua salvação. Aceite a graça que Deus lhe oferece. Aceite a Vida, aceite Jesus! Pois Ele te ama!

Por: Juliana Roman


Deveres dos Pais e Esposos

Estudo Bíblico - Deveres dos Pais e Esposos

Aos Pais:


Salmo 127.4-5 : Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os inimigos à porta.

O pai é o arqueiro. No entanto, é ele quem decide para onde a flecha será lançada. Se um arqueiro não estiver com os braços firmes, não conseguirá lançar a flecha no alvo desejado. Portanto, pai, tenha cuidado para não lançar os seus filhos (as suas flechas) rumo ao mundo.

Se os teus braços estiverem firmes, você estará lançando seus filhos no alvo certo, que é Jesus Cristo. A Palavra de Deus diz em Provérbios 22:6: "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele." Quando os teus filhos estiverem longe do alcance dos teus olhos — seja na escola, no trabalho, com os amigos ou em seus relacionamentos — o temor de Deus os acompanhará.

As suas palavras não serão suficientes se não estiverem embasadas, estabelecidas, sustentadas e fundamentadas na Palavra do Senhor. "Não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor" (Efésios 6:4). Você é o cabeça da casa, o responsável por conduzir a família nos caminhos de Deus. O chefe do lar pode conduzir a família à bênção de Deus ou ao caminho da maldição.

Eli era um sacerdote escolhido por Deus. Porém, sua negligência e a falta de firmeza em relação à criação dos filhos foram tão desagradáveis aos olhos do Senhor que trouxeram consequências não só aos filhos, mas a ele, à sua casa e a toda nação de Israel (1 Samuel, capítulos 3 ao 5). O rei Saul lançou seus filhos à perdição. Desobedeceu a Deus ao consultar uma feiticeira que, usada por espíritos malignos, dizia ver o falecido profeta Samuel. Saul cometeu suicídio no dia seguinte, e seus três filhos morreram com ele. O rei permitiu que o inimigo desse as diretrizes de sua vida e de sua casa (1 Samuel 28:19; 31:4, 7, 12; Deuteronômio 18:9-14). Ou como Elimeleque (Rute 1:1-2), que levou a família a uma cidade onde não devia estar: Moabe (Deuteronômio 23:3-6).

Noé, no entanto, ensinou seus filhos a confiar e esperar em Deus. Ser o cabeça da família não significa somente acordar cedo e trabalhar o dia inteiro para manter a casa; significa ter o Senhor como autoridade sobre si. Significa colocar a família sob os cuidados do Pai, para que estejam seguros sob as asas do Onipotente (Salmo 91:1; Salmo 128:1-6). Nos Salmos 127 e 128, Deus mostra que os filhos são herança do Senhor, são bênçãos alcançadas e recompensa divina (Salmo 127:3). E a mulher é, para o esposo, uma benevolência alcançada (Provérbios 18:22).

Aos Esposos


Zele pela sua esposa. Ame-a como Cristo amou a igreja e por ela deu a sua vida (Efésios 5:25; 1 Coríntios 14:35). O homem deve, antes de servir ao ministério, saber governar a sua casa e seus filhos (1 Timóteo 3:12). Honre a sua mulher como "vaso mais frágil" (1 Pedro 3:7).

Atualmente, como a mulher possui flexibilidade para lidar com várias atividades (filhos, casa, trabalho), o esposo muitas vezes se acomoda, deixando apenas a ela a incumbência da criação dos filhos. A mulher precisa ser amada, aconselhada, compreendida e bem cuidada. A natureza do homem é distinta da natureza da mulher. A mulher é mais sensível e delicada; se você não cuidar bem desse vaso sensível, ele quebrará. "Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis com amargura" (Colossenses 3:19). "O marido pague à mulher a devida benevolência (afeto)" (1 Coríntios 7:3).

"E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa" (Eclesiastes 4:12). Lute junto com sua esposa, e não contra ela. Coloque o Senhor no centro da sua relação; Ele é a terceira dobra do cordão que manterá seu relacionamento sólido.

Se hoje você sente a necessidade de mudar, ou se sente — como diz Hebreus 12:12 — com os joelhos desconjuntados e as mãos cansadas, lembre-se do que diz a continuação desse verso: torne a se levantar. Esforce-se, tenha bom ânimo! O Senhor te ajudará e te abençoará. Deus é a tua força. Diga como Josué: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor".

Que Deus te abençoe, pai! Que Deus te abençoe, esposo! Que o Senhor esclareça o teu entendimento para que saiba como agir em cada situação.

Espero que esta palavra seja de edificação para você!

A paz do Senhor Jesus,
Por: Juliana Roman