4 de dezembro de 2013

EUA exigem à Coreia do Norte que liberte dois norte-americanos


EUA exigem à Coreia do Norte que liberte dois norte-americanos -Kenneth Bae - Merrill Newman - Edificados na VerdadeOs EUA exigiram, este sábado, a "libertação imediata" de dois norte-americanos, um dos quais é um californiano de 85 anos, detido na Coreia do Norte desde o mês passado.

"Dada a idade avançada e as condições de saúde de [Merrill] Newman, exigimos à República Democrática Popular da Coreia que liberte o sr. Newman para que possa voltar para casa e juntar-se à sua família", disse a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Caitlin Hayden, referindo-se ao cidadão californiano. 

Quanto ao segundo norte-americano, Kenneth Bae, Hayden recordou que está preso na Coreia do Norte há um ano. 

"Continuamos a exortar as autoridades norte-coreanas para que o amnistiem e o libertem imediatamente", afirmou Hayden. 

EUA exigem à Coreia do Norte que liberte dois norte-americanos -Kenneth Bae - Merrill Newman - Edificados na VerdadeMerrill Newman, veterano da Guerra da Coreia, natural da Califórnia, foi detido em outubro depois de entrar na Coreia do Norte na condição de turista. 

Este sábado, a Coreia do Norte confirmou a sua detenção "por atos hostis" contra o país comunista, e anunciou que o norte-americano escrevera um pedido de desculpas em que confessava os seus alegados crimes. 

Foi a primeira vez que o Estado norte-coreano admitiu ter detido Newman, que a família diz ter sido detido a 26 de outubro, pouco antes de partir de Pyongyang, após uma visita de 10 dias. 

Segundo a agência oficial norte-coreana, KCNA, Newman cometeu os crimes tanto enquanto turista como durante a sua participação na Guerra da Coreia, há 60 anos, e publicou um pedido de desculpas de quase 600 palavras - partes das quais escritas em mau inglês - no qual confessa os seus crimes. 

Newman é acusado de violar "a dignidade e a soberania" do Estado norte-coreano e de "difamar o sistema socialista, o que é contrário ao objetivo da viagem", diz a notícia. 

O norte-americano teria também planeado atividades de espionagem e de subversão durante a guerra de 1950-53, tendo alegadamente estado envolvido na morte de soldados e civis norte-coreanos", acrescenta. 

Kenneth Bae é um operador turístico de 45 anos e foi detido no ano passado e condenado a 15 anos de trabalhos forçados por alegadamente ter tentado derrubar o governo.
O tribunal descreveu Bae, também conhecido pelo seu nome coreano Pae Jun-Ho, como um cristão evangelista militante que levou material inflamatório para o país e tentou estabelecer uma base subversiva em Rason.

EUA exigem à Coreia do Norte que liberte dois norte-americanos -Kenneth Bae - Merrill Newman - Edificados na VerdadeNa semana passada, o enviado especial dos EUA à Coreia do Norte, Glyn Davies, exortou Pyongyang a libertar os cidadãos norte-americanos detidos, afirmando que Washington estava "a trabalhar arduamente", através da embaixada sueca em Pyongyang, para levar o assunto avante.

O Departamento de Estado dos EUA emitiu recentemente um aviso em que apela aos norte-americanos para que evitem viajar para a Coreia do Norte, que teria "detido arbitrariamente cidadãos norte-americanos sem os deixar partir do país".

A Coreia do Norte é um dos Estados mais secretos do mundo e é muito difícil verificar as informações oficiais.

Considera-se que o regime comunista governa o país com mão de ferro, com execuções públicas frequentes e que mantém cerca de 200 mil presos políticos em campos de trabalhos forçados.

0 comentários:

Postar um comentário