23 de fevereiro de 2015

LUTO SEJA FORTE!


LUTO  SEJA FORTE!luto-rosaO livro de Rute nos conta a historia de três mulheres que perderam pessoas queridas e a forma que cada uma delas lidou com essa perda.
Antes de começar a contar como cada uma lidou com essa dolorosa situação, para os que não conhecem essa historia vou contá-la brevemente.

 Uma mulher chamada Noemi morava em Belém, com seu marido e seus dois filhos. Mas havendo fome naquele lugar, ela e sua família decidiram mudar-se para Moabe. Lá seu esposo faleceu.
Seus dois filhos se casaram, e depois de alguns anos ambos morreram.
Então Noemi ficou com suas duas noras; Orfa e Rute.
Noemi, ouvindo que em Belém havia alimento, novamente decide retornar para lá. Suas noras se levantaram para com ela ir, mas Noemi pede que elas retornem cada uma à casa de sua mãe. Orfa retornou, mas Rute disse que ficaria com Noemi e voltaria com ela para Belém.

A Decisão
A primeira lição que aprendemos aqui é que depois do luto precisamos tomar decisões. Cada uma delas tomou um rumo após a perda.

*Orfa
Antes de se casar morava com sua mãe, era pagã (pois morara em Moabe um lugar cheio de idolatria). Quando seu esposo falece, ela se despede de sua sogra e retorna a mesma vida que tinha antes.

*Rute
 Tinha uma vida parecida com a de Orfa antes de se casar. Quando seu marido falece, ela decide seguir sua sogra e cuidar dela. Decide mudar de cidade e a não mais adorar a outros deuses, mas somente a Deus.

*Noemi
Tomou a decisão de voltar a sua cidade, de buscar seu sustento. Mas também tomou a decisão de ser uma mulher amargurada. Quando voltou a Belém, dizia: não me chamem Noemi, me chamem de Mara (amargurada). Noemi decidiu se revoltar contra Deus, pois dizia que aquela amargura foi Deus quem tinha dado a ela.

Vejamos então:
Mediante ao luto você pode ser como Orfa, tentar voltar a sua vida antiga e continuar tomando as mesmas atitudes sem tirar algo de valioso com a dor que esta passando e tentar ser alguém melhor mediante a graça de Deus, ou pode se revoltar, como fez Noemi, ou pode ser como Rute. Rute decidiu no momento da dor, amar e ajudar alguém que estava sofrendo mais do que ela. Ela tinha perdido seu esposo, mas sua sogra perdera dois filhos e o esposo. Rute tinha sua família, e se quisesse voltar para casa e se casar novamente ela poderia, mas Noemi ficaria sozinha. Ela então decide amar, amar a Deus e a sua sogra, cuidando dela.

LUTO  SEJA FORTE!-laço-luto-Edificados-na-Verdade
A perda é algo muito difícil de lidar, porque nos trás a consciência de que não temos controle sobre as coisas, nem mesmo sobre aquelas que amamos. A vida e a morte não estão sobre nosso controle, e isso nos assusta. Mas Deus é poderoso, e tudo está sobre o controle Dele. Deus não erra e sabe o que faz. Os planos e pensamentos de Deus são maiores e melhores que os nossos.
Talvez essa não seja uma tragédia, mas uma oportunidade de amar mais. Talvez uma ou dezenas de pessoas queridas se foram, mas ainda há milhares de pessoas vivas que precisam do seu amor. Por isso, não desfaleça! A palavra de Deus diz que melhor é dar do que receber. Se voce der seu amor receberá também o amor de Deus e o consolo do Todo-Poderoso.

As decisões que Rute tomou trouxeram bênçãos a sua vida. Ela pôde se casar novamente com um marido que a amava e teve um filho que foi pai de Jessé, descendência de Jesus.
Estar no centro da vontade de Deus nos acrescenta vida e bênçãos.

Tudo vem de Deus e tudo é para Ele, e Ele tem um propósito para todas as coisas. Talvez nesse momento de dor, seja o momento de você pensar não somente sobre aquele que se foi, mas sobre voce. E se voce morrer, para onde voce vai?
Que este momento seja para que voce reconheça a soberania de Deus. Creia Nele e Ele te consolará, fale com Ele e enxugará suas lágrimas. Se está difícil de lidar com essa situação, Cristo diz: vinde a mim todos vós que estais cansados e sobre carregados e eu vos aliarei.
O Pai te levará a um lugar de descanso, se deixar que ele te guie (Salmo 23).
Somos consolados para consolar! Seja forte, a dor vai passar e Cristo não te deixará só.
Jesus te ama!
Que Deus te abençoe!
Juliana Roman




0 comentários:

Postar um comentário