23 de fevereiro de 2015

LUTO SEJA FORTE!


LUTO  SEJA FORTE!luto-rosaO livro de Rute nos conta a historia de três mulheres que perderam pessoas queridas e a forma que cada uma delas lidou com essa perda.
Antes de começar a contar como cada uma lidou com essa dolorosa situação, para os que não conhecem essa historia vou contá-la brevemente.

 Uma mulher chamada Noemi morava em Belém, com seu marido e seus dois filhos. Mas havendo fome naquele lugar, ela e sua família decidiram mudar-se para Moabe. Lá seu esposo faleceu.
Seus dois filhos se casaram, e depois de alguns anos ambos morreram.
Então Noemi ficou com suas duas noras; Orfa e Rute.
Noemi, ouvindo que em Belém havia alimento, novamente decide retornar para lá. Suas noras se levantaram para com ela ir, mas Noemi pede que elas retornem cada uma à casa de sua mãe. Orfa retornou, mas Rute disse que ficaria com Noemi e voltaria com ela para Belém.

A Decisão
A primeira lição que aprendemos aqui é que depois do luto precisamos tomar decisões. Cada uma delas tomou um rumo após a perda.

*Orfa
Antes de se casar morava com sua mãe, era pagã (pois morara em Moabe um lugar cheio de idolatria). Quando seu esposo falece, ela se despede de sua sogra e retorna a mesma vida que tinha antes.

*Rute
 Tinha uma vida parecida com a de Orfa antes de se casar. Quando seu marido falece, ela decide seguir sua sogra e cuidar dela. Decide mudar de cidade e a não mais adorar a outros deuses, mas somente a Deus.

*Noemi
Tomou a decisão de voltar a sua cidade, de buscar seu sustento. Mas também tomou a decisão de ser uma mulher amargurada. Quando voltou a Belém, dizia: não me chamem Noemi, me chamem de Mara (amargurada). Noemi decidiu se revoltar contra Deus, pois dizia que aquela amargura foi Deus quem tinha dado a ela.

Vejamos então:
Mediante ao luto você pode ser como Orfa, tentar voltar a sua vida antiga e continuar tomando as mesmas atitudes sem tirar algo de valioso com a dor que esta passando e tentar ser alguém melhor mediante a graça de Deus, ou pode se revoltar, como fez Noemi, ou pode ser como Rute. Rute decidiu no momento da dor, amar e ajudar alguém que estava sofrendo mais do que ela. Ela tinha perdido seu esposo, mas sua sogra perdera dois filhos e o esposo. Rute tinha sua família, e se quisesse voltar para casa e se casar novamente ela poderia, mas Noemi ficaria sozinha. Ela então decide amar, amar a Deus e a sua sogra, cuidando dela.

LUTO  SEJA FORTE!-laço-luto-Edificados-na-Verdade
A perda é algo muito difícil de lidar, porque nos trás a consciência de que não temos controle sobre as coisas, nem mesmo sobre aquelas que amamos. A vida e a morte não estão sobre nosso controle, e isso nos assusta. Mas Deus é poderoso, e tudo está sobre o controle Dele. Deus não erra e sabe o que faz. Os planos e pensamentos de Deus são maiores e melhores que os nossos.
Talvez essa  seja a oportunidade de amar mais. Talvez uma ou dezenas de pessoas queridas se foram, mas ainda há milhares de pessoas vivas que precisam do seu amor. Por isso, não desfaleça! A palavra de Deus diz que melhor é dar do que receber. Se voce der seu amor receberá também o amor de Deus e o consolo do Todo-Poderoso.

As decisões que Rute tomou trouxeram bênçãos a sua vida. Ela pôde se casar novamente com um marido que a amava e teve um filho que foi pai de Jessé, descendência de Jesus.
Estar no centro da vontade de Deus nos acrescenta vida e bênçãos.

Tudo vem de Deus e tudo é para Ele, e Ele tem um propósito para todas as coisas. Talvez nesse momento de dor, seja o momento de você pensar não somente sobre aquele que se foi, mas sobre voce. E se voce morrer, para onde voce vai?
Que este momento seja para que voce reconheça a soberania de Deus. Creia Nele e Ele te consolará, fale com Ele e enxugará suas lágrimas. Se está difícil de lidar com essa situação, Cristo diz: vinde a mim todos vós que estais cansados e sobre carregados e eu vos aliarei.
O Pai te levará a um lugar de descanso, se deixar que ele te guie (Salmo 23).
Somos consolados para consolar! Seja forte, a dor vai passar e Cristo não te deixará só.
Jesus te ama!
Que Deus te abençoe!
Juliana Roman




0 comentários:

Postar um comentário